top of page

Imigrantes na América: Vilões ou Heróis?

Francisco Wykrota | Wykrota Law Firm




Quando falamos de imigração legalizada para os Estados Unidos, uma questão pouco abordada sobre os imigrantes é o quão benéfico eles são para os Estados Unidos. Os esforços para reduzir a imigração legal, especialmente em meio à pandemia de coronavírus, manterão as famílias separadas, prejudicando a saúde pública e os esforços de recuperação da economia. Essa política de redução, que começou no governo passado e que, administrativamente, se mantém em funcionamento durante o atual governo (uma vez que a grande maioria dos consulados americanos permanecem fechados ou não realizando entrevistas imigratórias), é responsável por um grande impacto negativo na sociedade e na economia americana.


Como se pode ver, os recém-chegados aos EUA ajudam a impulsionar a criação de negócios, a fomentar a inovação, a atender às necessidades essenciais da força de trabalho do país e, principalmente, a fortalecer a classe média. No que se refere à imigração baseada em laços familiares, essa promove a unidade e integração do núcleo básico da sociedade, a família, princípios fundamentais dos valores, não só americanos, mas de várias nacionalidades. Uma família unida auxilia na manutenção e busca do controle emocional de seus membros, no estímulo para desenvolvimento educacional e profissional, na melhora dos relacionamentos entre as pessoas e no desenvolvimento dos valores morais e éticos da comunidade.


Por outro lado, a imigração humanitária também representa um importante papel no desenvolvimento da nação, transparecendo valores e solidificando bases para um crescimento social humano e equânime entre a população. O humanitarismo protege e expõe valores de uma sociedade, cada vez mais atraindo novas pessoas e profissionais qualificados, e pessoas que buscam o desenvolvimento e a disseminação do bem, seja através de novas tecnologias ou até mesmo da saúde pública em massa. Exemplos podem ser vistos em casos como as luminárias solares sustentáveis para auxiliar nações em necessidade ou soluções para ajudar no combate à seca e à fome no mundo.